12 de Agosto de 2020 - 13h:51

Tamanho do texto A - A+

Empresário industrial retoma confiança em agosto, diz levantamento da CNI

Confederação Nacional da Indústria avalia que melhora deve-se, principalmente, ao aumento do otimismo com relação aos próximos seis meses.

Por: G1

O Índice de Confiança do Empresário Industrial subiu 9,6 pontos em agosto, para 57 pontos, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (12). A organização realizou levantamento com 1.284 empresas do país, entre os dias 3 a 7 deste mês.

 

Ao avançar para 57 pontos, o índice voltou a ultrapassar a linha divisória de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. Isso não acontecia desde março deste ano.

 

"A retomada da confiança é um importante primeiro passo para a consolidação da retomada da atividade industrial. Empresários confiantes procurarão aumentar a produção e o investimento", avaliou a CNI em nota.
Segundo a organização, a melhora na confiança do empresário em agosto está relacionada, principalmente, ao aumento do otimismo em relação aos próximos seis meses.

 

"A avaliação da situação econômica atual ainda é negativa na comparação com os últimos seis meses, mas, para o empresário, é cada vez mais claro que o pior momento da crise causada pela pandemia ficou para trás", acrescentou a CNI.

 

Nesta terça-feira (11), por meio da ata de sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) avaliou que dados recentes sugerem uma recuperação parcial da atividade econômica brasileira.

 

Para o comitê, a imprevisibilidade e os riscos associados à evolução da pandemia do novo coronavírus podem implicar um cenário doméstico caracterizado por uma "retomada ainda mais gradual (lenta) da economia".

VOLTAR IMPRIMIR