03 de Dezembro de 2020 - 09h:25

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em alta e chega aos 112 mil pontos

Na quarta-feira, bolsa fechou em alta de 2,30%, aos 111.399 pontos.

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (3), com investidores ainda acompanhando o desenrolar da distribuição e aprovação de vacinas contra Covid-19, mas também analisando dados do PIB do Brasil, que cresceu 7,7% no terceiro trimestre.

 

Às 10h14, o Ibovespa tinha alta de 0,47%, a 112.402 pontos.

 

Na quarta-feira, a bolsa fechou em alta de 2,30%, aos 111.399 pontos. No ano, o Ibovespa acumula queda de 3,67%. Na semana, alta de 0,75%.

 

Cenário global e local

 

Por aqui, o IBGE divulgou mais cedo que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,7% no terceiro trimestre - retirando o país da recessão, mas sem recuperar as perdas da pandemia.

 

Do lado mais estrutural, o foco dos mercados segue voltado para a sustentabilidade fiscal do Brasil e as incertezas sobre a aprovação de medidas de ajuste fiscal para garantir a saúde das contas públicas.

 

O principal temor dos mercados, por ora, é de que o governo fure seu teto de gastos no ano que vem diante de um Orçamento apertado, preocupação que vem acompanhada de frustração com os atrasos na agenda de reformas estruturais.

 

Na véspera, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que uma "recuperação robusta e inclusiva" da economia brasileira depende do avanço de reformas estruturais" e da sustentabilidade da dívida pública.

 

No exterior, a atividade empresarial da zona do euro contraiu com força em novembro depois que governos em todo o bloco retomaram as medidas de lockdown para tentar conter uma segunda onda de infecções por coronavírus. O PMI Composto da IHS Markit despencou a 45,3 em novembro de 50,0 em outubro -- a marca de 50 separa crescimento de contração.

 

A economia do bloco vai contrair de novo neste trimestre, de acordo com pesquisa da Reuters, mas com esperanças de uma vacina e de suporte adicional do Banco Central Europeu, as estimativas de crescimento trimestral para o próximo ano foram melhoradas.

VOLTAR IMPRIMIR