12 de Janeiro de 2021 - 13h:28

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em alta, com investidores atentos a riscos

Nesta segunda-feira (11), Ibovespa recuou 1,46%, a 123.255 pontos.

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta terça-feira (12), com ações domésticas voltando a atrair compradores externos, embora investidores sigam alertas com notícias da Covid-19 e de riscos fiscais no Brasil.

 

Às 13h22, o Ibovespa subia 1%, aos 124.486 pontos.

 

Ações de maior liquidez, como Petrobras, bancos e algumas empresas de metais, conduziam o Ibovespa para cima, com o fluxo positivo de recursos de investidores estrangeiros na bolsa paulista.

 

No dia anterior, o Ibovespa fechou em queda de 1,46%, a 123.255 pontos, com investidores embolsando ganhos após recordes de alta nos mercados globais. Também pesaram notícias sobre um eventual novo pedido de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

 

Cenário local

 

A demanda por ações de empresas exportadoras, potenciais beneficiárias da escalada recente do dólar contra o real, e de companhias ligadas ao mercado doméstico vistas como mais preparadas para capitalizar com a recuperação da atividade econômica, ditava os destaques positivos da sessão.

 

"O cenário pode indicar investidores comprando, em busca de papéis baratos após a queda da véspera, mas o cenário permanece volátil", resumiu a equipe da Levante Investimentos à Reuters.

 

Diversos relatórios nesta terça apontaram para uma série de riscos no radar que podem fazer o fluxo mudar de direção, considerando aspectos domésticos.

 

Um deles é o de consequências econômicas da pandemia se espalhem por 2021, incluindo inflação maior e ampliação dos programas de auxílio emergencial. O IPCA subiu 1,35% em dezembro, fechando o ano com avanço de 4,52%, acima das previsões do mercado.

 

"O avanço da pandemia em praticamente todos os estados brasileiros traz à tona uma nova rodada de discussões sobre novas medidas de auxílio para a população mais vulnerável, o que esbarra na questão fiscal", afirmou a equipe da Consulenza Investimentos, em nota a clientes.

 

VOLTAR IMPRIMIR