15 de Setembro de 2020 - 15h:38

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera com pequenas variações e volta a cair abaixo dos 100 mil pontos

Na segunda-feira, o Ibovespa recuperou o patamar de 100 mil pontos e fechou em alta de 1,94%.

Por: G1

A bolsa de valores brasileira, a B3, opera sem direção definida nesta terça-feira (15), na véspera da decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil sobre a taxa de juros no Brasil e de olho na cena política local após a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre o Renda Brasil.

 

Às 16h28, o Ibovespa tinha alta de 0,07%, a 100.344 pontos. Mais cedo, chegou a cair a 99.647 pontos.

 

Entre os destaques do dia, Minerva subia 5% após anunciar plano de vender fatia da subsidiária Athenas Foods.

 

Na segunda-feira, a bolsa recuperou o patamar de 100 mil pontos, fechando em alta de 1,94%, a 100.274 pontos. No mês, o Ibovespa acumula alta de 0,91%. No ano, ainda tem perda de 13,29%.

 

'Está proibido falar em Renda Brasil', diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (15) que no governo dele "está proibido" se falar em Renda Brasil e que o programa Bolsa Família vai continuar em vigor. A declaração foi feita após a equipe econômica de Paulo Guedes informar que estudava restringir seguro-desemprego a fim de poupar recursos para Renda Brasil, além de apoiar que aposentados ficassem 2 anos sem aumento.

 

O Renda Brasil chegou a ser discutido no governo como um programa de assistência social para substituir o Bolsa Família. A intenção era aproveitar a experiência do auxílio emergencial, que acaba no fim do ano, e criar um programa que aumentasse o valor do benefício do Bolsa Família.

 

Cena externa e taxa de juros

No exterior, a produção industrial da China acelerou no ritmo mais forte em oito meses em agosto, enquanto as vendas varejistas cresceram pela primeira vez neste ano, sugerindo que a recuperação econômica está ganhando ritmo conforme a demanda começa a melhorar da crise do coronavírus.

 

Já nos EUA, a produção industrial nos Estados Unidos cresceu 0,4% em agosto, marcando alta pelo quarto mês consecutivo. O índice, porém, está 7,3% abaixo do nível pré-pandemia de fevereiro. O resultado também veio abaixo da expectativa de crescimento de 1% de economistas consultados pelo “Wall Street Journal”.

 

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil inicia nesta terça-feira sua reunião de decisão de juros de dois dias, assim como o Federal Reserve.

 

Por aqui, a expectativa é de manutenção da Selic em 2% ao ano, devido ao recente noticiário fiscal que inspirou maior cautela em meio a leituras mais altas de inflação no atacado e à contínua volatilidade nos ativos financeiros.

 

O mercado financeiro reduziu a projeção para a Selic no término de 2021 de 2,88% para 2,50%, conforme a mais recente pesquisa Focus do Banco Central.

VOLTAR IMPRIMIR