24 de Outubro de 2019 - 17h:19

Tamanho do texto A - A+

Bovespa fecha em queda, com ajustes após 3 dias de recordes

O Ibovespa caiu 0,52%, aos 106.986 pontos. No mês, o índice tem alta acumulada de 2,14% e no ano, de 21,73%.

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, mudou de rumo e fechou em queda quinta-feira (24), com investidores aproveitando para lucrar depois de três altas seguidas, quando o Ibovespa renovou máximas históricas.

 

O Ibovespa caiu 0,52%, aos 106.986 pontos. No mês, o índice tem alta acumulada de 2,14% e no ano, de 21,73%.

 

Cenário interno

 

Internamente, o mercado segue repercutindo a aprovação da reforma da Previdência. Em notas divulgadas na véspera, entretanto, as agências de rating Moody’s e Fitch notaram que ainda resta muito a ser feito na parte do ajuste fiscal.

 

Lá fora

 

Na cena externa, o dia é marcado por preocupações sobre as relações comerciais entre a China e os Estados Unidos. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, acusou nesta quinta-feira a China de restringir "direitos e liberdades" em Hong Kong em uma ampla crítica ao comportamento do país asiático, mas também insistiu que os EUA não buscam confronto ou uma dissociação de seu principal rival econômico.

 

Além disso, o Banco Central Europeu (BCE) confirmou nesta quinta-feira o conjunto de incentivos monetários adotados em setembro passado, apesar das profundas divisões internas, durante uma coletiva de imprensa histórica, a última do atual presidente, o italiano Mario Draghi.

 

Como esperado, a taxa básica de juros foi mantida em zero, enquanto os bancos cobrarão juros de 0,50% sobre os depósitos feitos no Banco Central, invés de emprestá-los a seus clientes.

 

VOLTAR IMPRIMIR