22 de Outubro de 2020 - 16h:42

Tamanho do texto A - A+

Bovespa fecha em alta com atenções voltadas para os EUA

Nesta quinta-feira, o Ibovespa fechou com alta de 1,36%, a 101.917 pontos

Por: G1

A bolsa de valores brasileira, a B3, fechou em alta nesta quinta-feira (22), voltando a se aproximar dos 102 mil pontos, com bancos mais uma vez entre os principais suportes, enquanto agentes financeiros seguiram atentos às negociações sobre mais estímulos nos EUA.

 

O Ibovespa subiu 1,36%, a 101.917 pontos.

 

Na máxima da sessão, chegou a 102.020 pontos.

 

Na quarta-feira, o índice de referência da bolsa fechou com variação de 0,01%, a 100.539 pontos. Na parcial do mês, acumula alta de 6,29%. No ano, ainda tem perda de 13,05%.

 

Cenário externo e local

 

Nos Estados Unidos, os novos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA foram menores do que esperado na semana passada, mas permanecem extremamente altos, o que corrobora a cautela nas bolsas internacionais. O Departamento do Trabalho dos EUA informou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego no país totalizaram 787 mil na semana passada, número abaixo da previsão de 860 mil em uma pesquisa da Reuters.

 

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse nesta quinta-feira que os negociadores estavam fazendo progresso nas conversas e que a legislação poderia ser elaborada "em breve".

 

Pelosi e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, estão negociando um projeto de lei de socorro próximo à marca de US$ 2 trilhões, número que enfrenta oposição dos republicanos do Senado, que têm expressado preocupação com o impacto potencial sobre um já crescente déficit federal.

 

"Ainda há esperança para negociações de estímulo, mas o mercado está cada vez mais inseguro se isso vai acontecer ou não", disse Robert Pavlik, estrategista-chefe de investimentos e gestor sênior de portfólio da SlateStone Wealth LLC em Nova York. "Qualquer um que seja realista sobre isso percebe que o estímulo só virá algum tempo depois da eleição."

 

Todos os olhos estarão voltados também para o debate presidencial final na noite desta quinta-feira, onde Trump tentará mudar a trajetória da campanha que o desafiante democrata Joe Biden parece estar liderando, de acordo com pesquisas nacionais de intenção de voto.

 

Na cena local, o foco seguiu nas incertezas fiscais e nas tensões políticas em torno da vacina da Sinovac após o presidente Jair Bolsonaro desautorizar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e dizer que não pretende fazer a compra de 46 milhões de doses da "vacina chinesa", contrariando anúncio feito anteriormente pelo ministro.

 

No radar dos investidores também está o novo leilão de títulos do Tesouro Nacional com vencimentos de curto e longo prazo. "Vale lembrar que na semana passada foi feito um leilão com apenas 38% dos papéis ofertados sendo adquiridos pelos investidores e hoje será mais um teste da confiança do investidor x risco fiscal", destaca a equipe da Mirae Asset.

 

VOLTAR IMPRIMIR