15 de Janeiro de 2021 - 13h:51

Tamanho do texto A - A+

Bovespa cai a 121 mil pontos e encaminha queda semanal com pressão de Wall Street

Na quinta-feira, o principal índice da bolsa subiu 1,27%, a 123.480 pontos.

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda firme nesta sexta-feira (15), em meio à orientação negativa dos mercados de Nova York e dados inesperados de recuo do comércio no Brasil.

 

Às 14h, o Ibovespa caía 1,93%, a 121.099 pontos.

 

Entre as ações mais negociadas, os papéis da Petrobras tinham queda acima de 3%. Vale, Itaú e Bradesco caíam mais de 2%.

 

Na véspera, o Ibovespa subiu 1,27%, a 123.480 pontos. No mês, a bolsa acumula alta de 3,76%.

 

Cenário global e local

 

Em notas a clientes, bancos e gestoras de recursos observavam que o otimismo da véspera antes de um plano de estímulo econômico nos Estados Unidos, de US$ 1,9 trilhão, rapidamente se desvaneceu após o anúncio do pacote pelo presidente eleito Joe Biden ser formalmente anunciado.

 

Mas os investidores acreditam que o esforço fiscal possa ser esvaziado no Congresso ou resultar em alguma elevação indesejada de impostos, afirmou a equipe da SulAmérica Investimentos à Reuters.

 

As ações de JPMorgan Chase & Co, Citigroup Inc e Wells Fargo & Co --que tiveram forte valorização em antecipação à divulgação de seus balanços-- caíam, mesmo com as instituições registrando resultados melhores que o esperado para o quarto trimestre.

 

No plano doméstico, o IBGE anunciou que as vendas no varejo brasileiro tiveram queda inesperada de 0,1% em novembro na comparação mensal. A expectativa, em pesquisa da Reuters, era de alta de 0,4%. O dado pode pressionar empresas de varejo, que têm algumas ações entre os destaques de alta recentemente.

 

Além disso, as atenções seguiam voltadas para a corrida nas eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Enquanto isso, investidores seguem avaliando cenários após a inflação em 2020 ter ficado no maior nível em quatro anos.

 

Ganharam força as discussões sobre a antecipação da alta de juros no Brasil — o que poderia aumentar a rentabilidade do real e elevar a atratividade da moeda brasileira. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nos dias 19 e 20 de janeiro para decidir sobre o rumo da Selic. Os analistas do mercado passaram a projetar uma Selic em 3,25% no final de 2021 e em 4,75% em 2022.

 

VOLTAR IMPRIMIR