08 de Setembro de 2021 - 13h:34

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Aos 80 anos, tradicional aérea filipina inicia processo de recuperação judicial

Mais uma tradicional empresa aérea entrará em processo de reorganização segundo as prerrogativas do famoso Chapter 11 da Lei de Falências dos EUA

Por: AEROIN

Mais uma tradicional empresa aérea entrará em processo de reorganização segundo as prerrogativas do famoso Chapter 11 da Lei de Falências dos EUA: a Philippine Airlines. Como ressalta o nosso parceiro Aviacionline, a companhia aérea, fundada em 1941, anunciou no domingo (5) o pedido de reestruturação financeira com objetivo de criar uma base financeira mais sólida para o futuro e, obviamente, sobreviver.

 

Como no resto do mundo, a aviação nas Filipinas foi duramente atingida pelas restrições sanitárias. Seus principais mercados em Hong Kong, Austrália, Japão, Coréia do Sul e grande parte das regiões do Sudeste Asiático permaneceram com fronteiras fechadas e controles de entrada rígidos. Grande parte do tráfego aéreo do país depende de viajantes a lazer e essa demanda reprimida de viagens torna-se, portanto, uma grande dificuldade para a companhia aérea.

 

E, se a Philippine Airlines já tinha problemas financeiros antes do COVID, com perdas consecutivas desde 2017 que alcançaram o recorde de US$ 1,4 bilhão em 2020, quem dirá agora.

 

Reestruturação da frota
Então, não teve outra solução senão a reorganização e a diminuição de tamanho. Segundo reportagem da Reuters, a companhia aérea moverá sua frota devolvendo 22 aeronaves aos locadores, já que a recuperação não deve ocorrer antes de 2024 ou 2025. Entre seus planos está a retirada de quatro A350-900, quatro Boeing 777-300ER e as 13 aeronaves restantes serão divididas entre os modelos Airbus A321ceo e Airbus A330-300.

 

Com a aposentadoria de grande parte de sua frota de aeronaves de longo curso, a companhia aérea será forçada a cancelar várias de suas rotas intercontinentais, como Toronto, Nova Iorque e Londres. Caso isto ocorra, significará a paralisação das operações na Europa, concentrando suas operações de longa distância no Oriente Médio, costa oeste dos Estados Unidos e Vancouver, no Canadá.

 

Philippine Airlines e suas subsidiárias manterão 70 aeronaves após cortar um quarto de sua frota de 92 aeronaves

 

Negociações com Airbus
A companhia aérea está em negociações com a Airbus para adiar a entrega de um pedido pendente de 13 aeronaves do modelo A321neo. Este é o último pedido pendente da Philippine Airlines. Antes da pandemia, eles planejavam adquirir aeronaves Boeing 777-9X ou Airbus A350-1000 para substituir o antigo Boeing 777-300ER.

 

Plano de recuperação financeira
O plano de reabilitação proposto cortará US$ 2 bilhões em empréstimos. Também inclui US$ 505 milhões em dívida de longo prazo e financiamento da dívida do acionista majoritário da companhia aérea e US$ 150 milhões em financiamento de dívida adicional de novos investidores.

 

“Após a recente celebração de nosso 80º aniversário, avançamos com confiança renovada, pois as ações de hoje nos permitem continuar servindo aos nossos clientes e à economia filipina no futuro. Também gostaria de reconhecer a incrível dedicação de nossos funcionários em todo o mundo, que continuaram a fornecer serviços da mais alta qualidade durante esses tempos difíceis”, disse Gilbert F. Santa María, presidente e diretor de operações da empresa aérea.

 

Foto/Crédito: Aero In

 

 

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