15 de Março de 2024 - 16h:27

Tamanho do texto A - A+

Subway pede recuperação judicial no Brasil; dívidas chegam a R$ 482 milhões

Segundo a SouthRock, a sua atividade enquanto gestora das franquias “não se confunde com aquela exercida pelos franqueados da marca e operadores das lojas, não abrangidos pelo processo”.

Por: IstoÉ

A SouthRock entrou com um pedido de recuperação judicial para a operação da rede de lanchonetes Subway no Brasil. O pedido acontece quatro meses após o pedido de proteção contra os credores da SouthRock. A companhia, porém, buscava uma saída alternativa para o controle do Subway, mas cedeu após ter o contrato de explorar a marca no Brasil rescindido pela matriz norte-americana.

 

De acordo com o pedido apresentado na Justiça de São Paulo na segunda-feira, 11, as dívidas da operação atingiram R$ 482,2 milhões. A empresa alega que “um pequeno grupo de credores entendeu por bem interromper as negociações e conversas que até então vinham sendo mantidas e, inesperadamente, passou a perseguir, de maneira forçada e unilateral, a imediata satisfação de seus créditos”. Após isso, a controladora da marca nos EUA solicitou o encerramento do contrato.

 

Segundo a SouthRock, a sua atividade enquanto gestora das franquias “não se confunde com aquela exercida pelos franqueados da marca e operadores das lojas, não abrangidos pelo processo”.

 

“A SouthRock esclarece que, nesta semana, deu início ao processo de Recuperação Judicial do grupo de CNPJs que até recentemente era responsável pela gestão das franquias Subway no Brasil, devido a, entre outras circunstâncias, o cancelamento da sua licença de operação”, afirmou, em nota.

 

Já a Subway norte-americana, afirmou que o contrato de franquia master para o Brasil com uma das afiliadas da SouthRock foi rescindido em outubro de 2023, que retomou o controle de suas operações no país e continua “comprometida com o crescimento e o sucesso a longo prazo dos franqueados no país”.

 

“O pedido de Recuperação Judicial apresentado por algumas entidades do grupo Southrock afeta apenas tais entidades e não diz respeito à Subway Corporate”.

 

Imagem: Freepik

VOLTAR IMPRIMIR