Igreja Batista Getsemâni

Bovespa opera em alta; TIM e Telefonica lideram

Na sexta-feira, o Ibovespa encerrou o dia com alta de 2,32%, a 102.888 pontos.

G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta segunda-feira (20), após mais uma semana positiva no mercado financeiro brasileiro, tendo de pano de fundo comportamento misto nas bolsas no exterior nesta sessão.

 

Às 15h20, o Ibovespa tinha alta de 1,24%, a 104.166 pontos.

 

TIM e Telefônica Brasil lideravam as altas do Ibovespa, subindo mais de 7%, após apresentarem proposta conjunta, que ainda incluiu a América Móvil, pela unidade de telefonia celular da Oi.

 

Na sexta-feira, a bolsa encerrou o dia com alta de 2,32%, a 102.888 pontos. A última vez que o índice havia fechado acima dos 102 mil pontos foi em 5 de março (102.233 pontos).

 

Cenário

 

No cenário local, os economistas do mercado financeiro melhoraram a estimativa para o nível de atividade e passaram a prever um tombo para a economia brasileira de menos de 6% neste ano. Para o do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, a previsão de queda passou de 6,10% para 5,95%. Para 2021, a expectativa de crescimento foi mantida em 3,50%.

 

No exterior, Wall Street não mostrava uma direção única, tendo no radar salto nos casos de Covid-19, embora notícias sobre vacinas contra o coronavírus trouxessem algum alento. Dados apontaram que a vacina experimental da AstraZeneca contra a Covid-19 se mostrou segura e produziu resposta imunológica em testes clínicos de estágio inicial feitos em voluntários saudáveis.

 

Em paralelo, a alemã BioNTech e a norte-americana Pfizer relataram que dados adicionais de sua vacina experimental mostraram que ela é segura e induziu resposta imunológica nos pacientes.

 

Na avaliação do estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos, os mercados estão entrando na terceira fase de um mini ciclo econômico, sendo que a primeira foi marcada pela 'parada brusca' do mundo (fevereiro e março) e a segunda pela recuperação em 'V', que começou a ficar mais clara desde maio.

 

"Nesta terceira fase, o qual acredito que estamos entrando, a recuperação econômica se mostra mais errática e heterogênea entre regiões, países e setores da economia", afirmou, ponderando contudo que isso não significa um cenário negativo.

 

"Mas um ambiente em que haverá uma enorme diferenciação da recuperação entre países e regiões do mundo, assim como entre setores da economia e ações/empresas específicas", afirmou.

 

No Brasil, agentes financeiros também estão atentos ao começo da temporada de resultados, com WEG abrindo o calendário do Ibovespa no próximo dia 22.


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

Visite o website: http://grupoers.com.br