15 de Março de 2023 - 15h:37

Tamanho do texto A - A+

Não desperdice a surpresa que a vida lhe traz

Por: Allison Sousa

A vida sempre nos reserva grandes surpresas e acreditamos ser ruim quando o embrulho que está sendo entregue encontra-se amassado, com aquela aparência que assusta. E você, como reagiria a isso? Iria buscar conhecer o conteúdo?

 

Podemos ter duas reações: a recusa imediata, por medo, revoltando-se com o acontecimento. Ou, por coragem, tentar desvendar o que está ali à sua frente, acrescentando uma vírgula para o novo.

 

Entendo que nada é por acaso e a surpresa, por mais desagradável que aparenta ser, jamais poderá servir como barreira. Ela precisa ser entendida, estudada e absorvida.

 

A surpresa pode estar numa doença inesperada, na perda de um emprego, no passamento de um ente querido ou no fim de um relacionamento. Na doença reagimos com o tratamento, superando o que pode ser superado. Na perda de um emprego, reagimos buscando nova colocação, num lugar ainda melhor. Na morte de uma pessoa querida, reagimos com oração, para que aquele que nos deixou encontre o descanso eterno. Nos relacionamentos reagimos com angústia e, mais maduros, tentamos identificar algum erro para que este não volte a ocorrer, melhorando o seu “eu” e curando a ferida da separação. Dor necessária para que haja a efetiva reconciliação ou, sendo esta impossível, seguirmos em frente.

 

O que importa é que a surpresa vai sempre existir em nossas vidas porque nada está no nosso controle. O que vai realmente importar sempre será a sua reação, pois será esta a sua fortaleza para o passo seguinte em direção ao futuro. É assim que devemos seguir em nossa jornada. Um dia de cada vez, que pode nos revelar a surpresa do momento. Bem por isso não nos devemos apequenar para o diferente e impor um ponto final. Faça da novidade inesperada o seu trampolim. Transforme a sua vida, e para melhor. Ela é única.

 

Não se desanime pelas aparências ou pela turbulência momentânea, porque não há mal que dure para sempre, tendo a certeza que nem todo o bem também é absoluto. Temos a única certeza que sua vida está sempre encontrando desafios e que cada um deles seja uma fonte de aprendizado, melhorando você. Por isso, não busque melhorar os outros.

 

Reaja com coragem, acreditando em você, para você e por você. Isso não é uma definição egoísta, mas uma forma de contribuição para a coletividade. Afinal, juntos, em nossas percepções individuais, assumindo os nossos erros, podemos corrigir o caminho em harmonia, pavimentando-o com as nossas experiências criadas pela reação positiva que tivemos diante do suposto mau momento. Com isso, teremos criado a sinergia necessária para tornar este mundo mais aprazível.

 

Por isso, não desperdice a surpresa. Deixe-a te reconstruir, te fazer diferente, metamorfoseando a sua estadia na terra. Aceite todos os desafios que lhe são confiados e que chegam de um jeito que incomoda. Supere-se, cresça, acrescente à sua vida cada momento, porque somente assim você estará impulsionado a efetivas mudanças que lhe fará um ser humano melhor.

 

 

 

Imagem: Evelyn Leite

VOLTAR IMPRIMIR